Tuesday, April 25, 2006


maniqueísmo, s. m. Doutrina de Mani ou Maniqueau, persa do século III; por extensão, toda a doutrina que admite um principio do bem (identificado com Deus) e um principio do mal, independentes um do outro e em luta um contra o outro

In Dicionário da Língua Portuguesa, 5ª edição, Porto Editora

Caminhar entre a luz e a escuridão, entre o bem e o mal, com a presunção de ser isento, e no meio poder ambos julgar…

Hoje festeja-se a conquista da liberdade, a revolução do animal oprimido… entristeço quando oiço a desilusão dos que travaram na primeira linha essa batalha, esmoreço ao ouvir os da minha idade a falar de “liberdade a mais…” como se tal fosse possível!? A Liberdade não se quantifica…ou é total ou é outra coisa qualquer… se calhar todas as gerações deveriam passar pelo aperto de viver sob um regime fascista para poder ganhar a liberdade lutando, para lhe dar o justo valor…

Conquistado um obstáculo, deveríamos dedicar-nos ao próximo e não permanecer vangloriando-nos sobre as vitorias… se para aprendermos uma lição, necessitamos de eternamente revê-la, então não estamos a aprender. O ponto em que se dá a evolução é o breve momento em que viramos mais uma pagina…



Não temos liberdade a mais camaradas!

Há anos ouvi um mestre meu afirmar-me que a revolução pela liberdade tinha sido conseguida, faltava agora a revolução pelo respeito… talvez seja esta nossa responsabilidade… Mas não menosprezemos aquilo que custou tantas vidas de luta e sofrimento…

Os tesouros devem ser estimados, e nunca esquecidos…


No comments: